quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Algumas receitas bem simples de bacalhau mas que são uma delicía



Bacalhau na Frigideira

4 postas de bacalhau demolhado
4 cebolas
6 dentes de alho
3 tomates
3 ovos cozidos
1 colher de café de açafrão
1 dl de vinho branco
azeite, sal, pimenta e salsa picada e coentros q.b.

Refoga-se o azeite com a cebola e os alhos picados. Juntam-se os tomtes, o açafrão e o vinho branco, deixando ferver durante alguns minutos. Junta-se o bacalhau, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozer em lume brando. Antes de servir, polvilha-se com os ovos cozidos e salsa picada.
Serve-se com batata cozida.



Bacalhau com broa e espinafres

2 postas bacalhau demolhado
1 molho de espinafres
1/5 broa de milho
2 cebola
6 dentes de alho
2 folhas de louro
2 dl de azeite
3 dl de natas
sal e pimenta q.b.

Ponha ao lume um tacho com água e as folhas de louro; quando começar a ferver junte o bacalhau e deixe ferver 5 minutos; retire e deixe arrefecer no caldo. Depois disso, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o.
Entretanto, descasque e pique as cebolas e os alhos; esfarele a broa; lave em várias águas os espinafres, escalde-os durante 2 minutos, escorra-os e reserve.
Leve ao lume um tacho com o azeite e refogue a cebola e 2 dentes de alho. Junte o bacalhau e os espinafres e envolva; adicione metade da broa e regue com as natas; tempere com sal e pimenta e coloque dentro dum tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa.
Misture a restante broa bem esfareladinha com os restantes dentes de alho e a manteiga; espalhe sobre o preparado de bacalhau e leve ao forno já aquecido a 190º durante 25 minutos. Sirva de imediato.
P.S.
Pode cobrir o tabuleiro com papel de alumínio para a broa não tostar demais.

Sem comentários: